sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MATÉRIA SOBRE EDUARDO ARAÚJO - No Jornal Diário de Pernambuco - - Caderno Viver .


   Bom dia a todos!
   Acabou de sair uma linda matéria sobre mim e minhas Artes Plásticas no Jornal Diário de Pernambuco. Caderno Viver. Dia 09/12/2011.
   Convido á todos para lerem a matéria em questão!!! E agradeço a quem me valoriza como ser humano e como artista!

http://recifeeficer.webnode.com/news/delicadeza-da-arte-barroca-/#.TuH_TsFY__A.twitter
   Abraços !   :)

Delicadeza da arte barroca



2011-12-09 10:20
Araújo Eduardo lamenta que não exista uma cultura regional para absorver sua arte.
     O artista plástico Eduardo Araújo é apaixonado pelo período barroco e pela arte europeia. Detentor de um talento nato, ele trabalha utilizando a técnica da policromia barroca para moldar e restaurar imagens sacras em gesso e outros materiais, como o mármore. Para além dos santos, porém, ele gosta mesmo de criar ambientações de época, de restaurar mobiliários em estilo francês e de realizar pinturas especiais, com dourações em folha de ouro, metalizações, pátinas, marmorização com efeito trompe l’oeil, texturas, painéis e medalhões em massa époxi em paredes e tetos. Também adora plantas, principalmente pés de lavanda, e faz projetos de paisagismo.
“O que mais gosto de fazer são as ambientações. Evoco sempre o período barroco, o rococó. Uso imagens e técnicas que, por vezes, me chegam de forma inconsciente”, confessa Eduardo Araújo, que é espírita e acredita que parte do que sabe são ensinamentos e conhecimentos traz de outras vidas, já que nunca visitou a Europa, mas é capaz de recriar peças dos tempos do Rei Luís XV.
O artista tem 37 anos e fez Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já realizou uma série de exposições nos últimos 16 anos, a maioria com imagens sacras, em locais como shoppings (Recife, Tacaruna, Plaza e Praia Norte, no Janga. No Guararapes, em Piedade, chegou a ter loja); o Gabinete Português de Leitura e a Assembleia Legislativa.
O artista acredita que faz o papel de semeador numa cidade como o Recife, onde não existe cultura regional para absorver sua arte. “Não tive um mestre para me ensinar o que sei fazer. Tinha curiosidade em saber mais sobre ícones da igreja e criei uma técnica de cromação, com microfolhas de espessura finíssima, um material delicado, que exige manuseio quase cirúrgico, com pinças”, explica o artista, que gostaria muito de um dia visitar a Europa.
Autodidata, de família de origem grega - a avó Helena Aretakis era da Ilha de Creta -, Eduardo Aráujo capricha nos detalhes para fazer com que as pessoas se sintam bem nos ambientes que ele cria, sempre fazendo da beleza o principal meio de identificação. “Aqui, sinto que falta sensibilidade artística. Não é todo mundo que consegue julgar um objeto de arte. As pessoas se preocupam mais com a quantidade do que com a qualidade”, critica ele, que costuma escrever crônicas para o blog eduardoaretakis.blogspot.com.
Sua exposição mais recente ocorreu no espaço do Expresso Cidadão, durante a Exposição de Animais no Parque do Cordeiro, em novembro. Lá, Eduardo expôs anjos, presépios, guirlandas, e cenas religiosas ou ligadas à época do Natal, como a reprodução da Sagrada Família.
Intuitivo, ele não gosta que vejam seu trabalho antes de a obra estar concluída. Segundo a mãe do artista, Graça Araújo, desde os 4 anos de idade ele a acompanhava à igreja e olhava para os santos do teto, insistindo e perguntando se ela poderia comprar material para que pudesse reproduzi-los. “Eu visitava a igreja da Conceição dos Militares, no Centro, e ele dizia que sabia fazer igualzinho, me questionava. Ele é muito determinado e possui uma intuição marcante”, comenta Graça. O único irmão de Eduardo, Daniel, também tem talento para as artes plásticas e expõe velas decoradas e luminárias.



Fonte: DP Net
Imagens: Anna Clarice Almeida /DP/D.A PRESS


Leia mais: http://recifeeficer.webnode.com/news/delicadeza-da-arte-barroca-/#.TuH_TsFY__A.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário