sábado, 17 de setembro de 2011

---( BONSAI-HUMANO )---









- O BONSAI -

"Só quem tem a sensível capacidade de amar incondicionalmente, é capaz de dedicar sua vida a cultivar , através da Arte, plantas e pessoas... Tive , em minha vida, a oportunidade de ter pacientemente construído lindos "bonsais- humanos" , que foram alvo dos meus mais puros e verdadeiros sentimentos... Estes são os seres que mais amo nesta vida. Uns, eu ainda os conservo... Outros, infelizmente se foram... Mas até estes ,eu ainda os amo... e muito... Estão guardados na minha mente e no meu espírito. Fazem parte de mim...
Talvez, não por me considerar uma espécie de ser misantropo. Mas sim , por ter sido desde que nasci neste mundo , uma pessoa que sempre gostou muito de plantas, é que penso que Deus tenha me escolhido para ser o artista responsável pelo trabalho de educação e de indução pelas técnicas características, na transformação de uma planta-humana num lindo Bonsai.
Confesso que dediquei anos de profundos estudos e trabalhos sistemáticos na elaboração estética do estilo de bonsai escolhido. Foram momentos intensos e de profunda paciência para a obtenção da forma desejada...
Este bonsai-humano , assim como os demais que cultivei em minha vida. Me trouxe , especialmente , muitos momentos felizes e também momentos de dificuldades , de dor e de medo. Medo de não conseguir alcançar meu objetivo maior: Fazê-lo crescer moral e espiritualmente . Me servi , além de ser seu artista-jardineiro, como seu tutor, seu esteio, sua base. Seu Porto-seguro, mesmo que , em muitos casos , eu estivesse frágil e vulnerável... Doei à este arvoredo-gente, o que havia de melhor em mim em termos de presença, disponibilidade, sentimentos , conselhos , força e fé. Desejei , como nunca havia desejado antes , fazer deste bonsai , a minha mais linda obra-prima. E assim o fiz !
Diferentemente dos cultivares literalmente vegetais que conhecemos , os bonsais-humanos têm vontade própria. Têm Livre-arbítrio e o direito de fazer o seu próprio caminho na vida. E não tenho como negar a dor, o vazio e a profunda tristeza que senti no dia em que percebi que o meu bonsai querido estava gradativa e inexoravelmente se afastando de mim...
Foi a sua escolha... Sua decisão... Por mais que me pergunte a razão e não encontre respostas à altura da perda em meu coração . Hoje , já não o tenho mais em meu jardim. Seu lugar está vazio... Mas além , muito além desta doída sensação de vazio . Posso , em certas ocasiões , ainda sentir a sua presença. Sinto ainda o perfume de suas folhas , pressinto seus conflitos e por mais que tente exercitar em mim o desapego , não consigo esquecê-lo nem um dia sequer. E confesso que fica quase sempre impossível controlar o transbordamento de minha sincera e pura emoção na forma de doídas lágrimas de saudades . É muito bom poder ajudar aos outros. É divina a sensação de praticar o Bem maior à quem se ama. Eu continuo o mesmo jardineiro de sempre. Mas minha plantinha querida ,mudou... E parece ter me esquecido. Mas tenho a consciência absolutamente tranquila de ter semeado sempre as melhores e as mais lindas sementes em seu coração. E como eu sonhei em vê-las todas germinar !!! Paradoxalmente , dói muito me perceber caído no ostracismo das lembranças e do coração de quem tanto gosto !
No afã de querer ver minha obra concluída, investi o que havia de melhor em mim... Queria que o bonsai se desenvolvesse logo. Queria assistir de perto as suas primeiras floradas , provar dos seus doces frutos. E me sentir recompensado ao ver a Beleza plena do meu trabalho concluído. Mas por amar demais , fui pueril. E esqueci que algumas plantas, além das raízes , caules , flores , folhas e frutos . Algumas espécies também podem ter seus acúleos ( espinhos ). E infelizmente , querendo fazer o bem , acabei por me ferir nos acúleos de uma planta que julgava também me amar com igual intensidade...
E como já havia desenvolvido convivência e intimidade junto à este ser vegetal . E ter um importante trabalho de condução ao caminhos da Luz , da Paz e da Verdade, me sinto como se fosse o seu co-criador. Um alguém por ele responsável . É como se uma concessão tivesse sido dada a mim por Deus por ter sido o jardineiro escolhido para tão singular missão. Aprendi a desenvolver por esta pequena árvore-humana, um tipo de amor único. Algo diferente de tudo o que já havia sentido antes pelas minhas outras plantas e flores... Tenho por este bonsai , um amor protetor e pleno , como o de um Pai. Puro e desinteressado , como o amor de um Filho. E transcendente à vida material , como o amor do Espírito Santo... Amor que se utiliza desta licença poética , fundamentado na seriedade e no firme propósito de um alguém que já viveu muitas vidas no Passado espiritual e que reconhece esta espécie de bonsai-gente de remotas existências. E me servi do bonito símbolo da figura de um " Anjo da Guarda" para guiar e salvaguardar os destinos desta planta-gente nos caminhos difíceis e perigosos que trilhamos neste planeta árido de altruísmo desinteressado e reconhecimento às práticas do bem e do amor.
Hoje , me sinto só ... Oco, como madeira apodrecida devorada por cupins . Minha alma sente imensamente a falta da minha planta favorita. As coisas mudam e eu já não mais aguardo o retorno de minha planta numa próxima primavera. Me sinto num triste outono afetivo. Mas estou certo que mesmo que jamais torne a vê-la , a amarei até o fim. E de onde eu estiver, sempre estarei a velar e a interceder junto aos bons anjos por sua sorte e felicidade. O verdadeiro amor nunca morre! Ainda que o artista acabe, a obra sempre ficará ! "
-( Eduardo Araújo )-


*******************************


" Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente."

( Henfil )

Nenhum comentário:

Postar um comentário