terça-feira, 25 de outubro de 2011

- Restauração - Imagem Sacra ( IMACULADA CONCEIÇÃO )






Esta postagem mostra por fotos, todo o processo de restauro da pintura de uma Imagem sacra de uma Nossa Senhora da Conceição. Imagem chegada a mim pelas mãos de uma cliente , que a comprou de um artesão sem experiência no ramo. Imagem , originalmente , pintada por tintas automotivas feita às pressas e sem nenhum senso de acabamento.Numa pintura feita em série com o uso de uma pistola de ar comprimido. Obra que em nada me revelou qualquer evocação à beleza de um bom acabamento ou qualquer tipo de emoção ou valor artístico... Foi um trabalho longo e exaustivo pintar sobre este fundo automotivo. Fato que , geralmente , " repele" quimicamente a nova pintura feita à mão livre sobre a mesma. Era preciso " isolar" a base para depois iniciar a minha arte propriamente dita. Uma pintura manual, feita com calma , de fora atenta e cuidadosa. Numa técnica artística que leva tempo e exige habilidade e dedicação do seu executor . E toda obra assim realizada , fatalmente ganha status positivo e seu aspecto final agrega real valor à qualquer arte sacra...
Foram muitas demãos de tintas acrílicas , vernizes , arabescos em alto relevo à mão livre pelas vestes da imagem. Além de camadas de vernizes madrepérola importados do Leste Europeu em tons sutis e coerentes com o seu estilo . Finalizadas pelas camadas pacientemente " pousadas" sobre a imagem ,em ponto mordente, de finas e delicadas folhas de ouro velho e prata. A santa ganhou " vida nova " !!! A técnica por mim utilizada, imprimiu LUZ, Valor artístico , beleza e sofisticação à obra restaurada.
Desta forma , concluí mais um trabalho de restauração encomendada por uma cliente . E que foi finalizada com sucesso e harmonia estética. Espero que todos possam usufruir deste meu trabalho como espectadores virtuais à quem tanto estimo e a quem sempre busco trazer paz , beleza, cultura e mensagens positivas em tudo o que posto neste nosso Blog. Fiquem com Deus!














3 comentários:

  1. Cara tu é um artista a imagem ficou muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda a imagem.A propósito,me deparei com esse site quando procurava um serviço de restauração.Ganhei uma imagem de Nossa Senhora de Fatima e ela está muito suja,encardida e precisando de uma pintura.Você faz esse serviço,não tenho posses para pagar caro.

    ResponderExcluir