terça-feira, 3 de abril de 2012

-Criação Artística de Miniatura de uma Araucária Angustifolia- Eduardo Araújo.


    O Artista Plástico Eduardo Araújo cria uma maquete de uma árvore da família das coníferas nativa da Região Sudeste e Sul do país. O chamado: Pinheiro-do-Paraná ou mais corretamente descrito: Araucária Angustifolia. 
 O artista coletou em bosques da Mata Atlântica  galhos secos caídos no chão de pinus , gravetos , Frutos secos e pintados um a um no tom verde da referida planta. Frutos exótico , semelhante á ouriços-do-mar , nativos  de árvores  da região . E  o Eduardo  confeccionou manualmente e pacientemente esta representação de uma Araucária numa escala bastante reduzida..
 O Trabalho foi árduo e demorado. Mas o efeito final , deu a real impressão de uma árvore natural , viva , mas de dimensões reduzidas , como se fosse um bonsai artificial . O exemplar criado tem cerca de 45 cm de altura . E foi montado numa " bolacha" de madeira já encontrada morta e cortada numa serraria . O acabamento de "grama no campo " onde a árvore está fincada , se deu com a utilização de musgos desidratados e tingidos . Para dar veracidade á impressão de se estar posicionado diante de uma árvore viva e adulta, criei manualmente em Massa Epóxi a figura diminuta de um serelepe Esquilo com 2 cm de altura. Animal que normalmente habita as matas de coníferas pelo mundo todo.
 Espero que todos possam contemplar este pedacinho da natureza  que foi reciclado. Obra 100% ecológica quanto a reutilização dos materiais. E 100% declaração de amor ás árvores do nosso planeta azul.Galhos mortos, naturalmente caídos do alto das árvores e que iriam se decompor ao chão mas que foram " renascidos "  artísticamente e concebidos em uma espécie de trofeu para homenagear a Natureza e todas as plantas que tanto amo. Obras do nosso Jardineiro Celestial: DEUS !!!